Forma de armazenar o conhecimento humano para a eternidade

vidro com conhecimento

E não é um livro ou um computador. Para saber como tudo que conhecemos como espécie poderia caber em um espaço do tamanho de um elevador, leia o artigo.

É fácil supor que o conhecimento humano é estável – que tudo que aprendemos irá perdurar por milênios.

armazenamento02

No entanto, a história oral pode evoluir à medida que passa entre gerações, os livros podem ser destruídos, e armazenamento digital é mais frágil e transitório do que muitos supõem. Os discos rígidos e servidores que sustentam o nosso mundo de hoje acabará por se tornar ilegível ao passar dos anos. Os nossos métodos de armazenamento pode nos servir bem agora, mas eles estão longe de serem imortais.

armazenamento03

“Onde e como devemos guardar o conhecimento da humanidade para a posteridade?”

Então, onde e como devemos guardar o conhecimento da humanidade para a posteridade? Não há um caminho, mas uma possibilidade: utilizar o código fundamental da própria vida. Os pesquisadores Robert Grama e Reinhard Heckel do ETH Zurique, na Suíça acreditam que todos os dados do Facebook e da Wikipédia caberiam em algumas gotas de líquido; todo o conhecimento da civilização poderia existir dentro de poucos metros cúbicos.

Os avanços tecnológicos e científicos mais surpreendentes e às vezes pouco conhecidos dos tempos modernos estão nas mentes inovadoras por trás deles. Todos os dados do mundo poderiam ser programados para o código que faz cada um de nós: humano. Certificar-se de que a informação pode ser armazenada em um meio biológico está longe de ser fácil, mas é isto que esses dois cientistas estão tentando provar.

O DNA será a melhor maneira de armazenar dados?

Um comentário sobre “Forma de armazenar o conhecimento humano para a eternidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s