Teori determina que André Esteves seja transferido para presídio

andre-esteves

Ministro negou pedido da defesa para revogar a prisão do banqueiro

Por ordem do STF, o banqueiro André Esteves, sócio do BTG preso anteontem acusado de tentar obstruir investigações da Lava-Jato, foi transferido da sede da PF no Rio para o Presídio Ary Franco e, depois, para Bangu 8. O BTG montou uma “operação de guerra” para lidar com a crise. -BRASÍLIA- O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou a transferência do banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, para um presídio no Rio. Ele foi levado para o Ary Franco, em Água Santa, e, no início da madrugada, encaminhado para Bangu 8, no complexo penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste.Esteves foi detido anteontem na mesma operação que levou à prisão o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS). Foi aberto inquérito, que tramita em sigilo no STF, para investigar o senador e também Esteves.

Teori determinou a transferência de Esteves acatando sugestão da Polícia Federal. O banqueiro estava detido desde anteontem na Superintendência da PF no Rio, e o órgão informou não ter condições de mantê-lo. O ministro rejeitou ainda pedido da defesa que buscava a revogação da prisão temporária de Esteves. A prisão tem validade de cinco dias. Antes do término desse prazo, o Ministério Público Federal precisa decidir se pede a conversão em preventiva, cuja duração pode se estender até o fim da tramitação do caso, ou mesmo o relaxamento da detenção. A prisão preventiva é decretada quando há mais elementos contra o acusado do que na temporária.

Para que o banqueiro fosse solto, a defesa de Esteves argumentava que não estavam mais presentes os fundamentos que levaram à medida: a possibilidade de Esteves obstruir as investigações ou fugir.

Com informações de O Globo-RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s